Contando histórias, mostram muitas coisas pra nós. Como deve se cuidar, ter cuidado com as crianças. E ensinar tudo o que fomos ensinados. Contar histórias, causo, piada guarani e lenda que parece ser real, mas que não é real... pode ser que seja. Os mais velhos contam histórias antigas de como era nossa aldeia, como que Guarani vivia. Por isso vou contar também.
Elisabeth, Aldeia Tenonde Pora
Contamos com a presença de cada companheiro de dia-a-dia, de sonhos, de labuta, de suor e ideais. Abraços
"Não é propriamente um livro de literatura, mas dedilha estórias doces e escabrosas, casos de urgência e de sonhar, em ocas, malocas e cozinhas das beiradas de SP. De uma juventude que inventa um relaxo ou que corre na pesaria de ainda esperancear.
A parte final do livro traz ensaios e reflexões de 39 ativistas e de pesquisadores que pelejam, entrelaçando as estórias da rapaziada às questões de direitos indígenas, racismo, saúde, educação, transporte, lazer e outras águas espirituais de bacia sem fundo".
Edições Toró –Morro do Mineiro/Taboão da Serra/SP
O CEDECA Interlagos - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescenteé uma organização localizada no extremo sul de São Paulo, que tem na sua missão a defesa e garantia dos direitos humanos da criança e adolescente.
Neste sentido, no fim do ano de 2008, percebemos a necessidade de falar de direitos humanos de forma real, simples e acessível, assim como se vive no caminhar do dia-a-dia. Concluímos que o único ponto de partida possível é a vida.
De que modo traduzir a vida?
18 jovens contam suas histórias de vida, 18 jovens que nasceram no ano de 1990, 18 jovens que completaram 18 anos no mês de julho, 18 anos de novos projetos políticos da infância.
A cada voz foi sendo construída essa história...
Realizaremos neste mês de dezembro, três lançamentos:
* Amanhã, na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, no dia 09
* No dia 14, de noitinha, no Sarau do Binho, em um extremo sul da zona sul de São Paulo, com mesa de debates Histórias de Vida e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
* No dia 22, de noitinha, no CEDECA Interlagos, em outro extremo sul da zona sul de São Paulo.
Contamos com a presença de cada companheiro que constroi na caminhada a história do dia-a-dia,
Palavra falada... Entre as palavras, silêncios, risos, suspiros ou lágrimas... Eis histórias já contadas, mas agora em aúdio, pela voz e sotaques de cada contador.
As histórias que seguem estão nas entrelinhas do Grajaú... de um círculo de amigos, de um círculos de agentes marginais, de um círculo de histórias no Cedeca Interlagos, que reuniu nove agentes marginais que atuam no Projeto Imargem, inscrito e escrito nas margens da represa Billings.